DISCIPLINA: Redação de casos para ensino
PROFESSOR: Fernando do A. Nogueira
SEMESTRE: 2º/2018
VISÃO GERAL DA DISCIPLINA
O caso de ensino é tido como uma das principais técnicas de aprendizagem ativa no contexto de cursos de Administração e Administração Pública. Este curso se propõe a ensinar a escrever um caso de ensino, passando pela seleção de uma boa situação real, pesquisa da situação (personagens, situações, decisão a ser tomada), roteirização do caso, redação do caso e elaboração de uma nota de ensino.
O curso se destina a todos aqueles que têm interesse em escrever um caso de ensino. Entende-se que isso se aplica tanto no ambiente acadêmico, para fins de publicação, como no ambiente empresarial, visto que casos são ótimas ferramentas para discussão de problemas organizacionais e capacitação de executivos e gestores sobre o processo de tomada de decisão.
CONTEÚDO
- Caso: definições, tipos e usos em sala de aula
- Técnicas de pesquisa para produção de casos
- Os elementos centrais de um roteiro de caso
- A importância das notas de ensino
- A relação ética entre pesquisadores e organização pesquisada
METODOLOGIA
Exposição dialogada; oficina; debates e discussões; palestras; trabalhos individuais e em grupo; apresentação pública.
COMPROMISSO ÉTICO – PROFESSOR/ALUNO
Compromissos mútuos:
- Preparação prévia e engajamento em sala de aula
- Disposição ao diferente e abertura para mudar de opinião
- Postura ética e participativa
AULA A AULA
Aula |
Data |
Tema |
Atividades |
1 |
9/ago |
Introdução: o que é um caso, visão geral sobre a redação de casos de ensino |
Discussão de um caso Exercício com filme |
2 |
16/ago |
Escrevendo um caso: passo a passo |
Entrega: ler e comparar 2 casos |
3 |
30/ago |
O caso na prática: conversa com escritores Oficina de dúvidas e dicas |
Entrega: esqueleto do caso |
4 |
06/set |
Como escrever notas de ensino |
Entrega: ler e comparar 2 notas de ensino |
5 |
13/set |
Apresentações e comentários |
Apresentar caso e nota de ensino |
|
a definir com prof |
Entrega do caso (com rascunho de nota de ensino) |
BIBLIOGRAFIA
ELLET, W. Manual de Estudos de caso. Porto Alegre: Bookman, 2008
FACHIN, Roberto Costa; TANURE, Betania; DUARTE, Roberto Gonzalez. Uso de casos no ensino de administração. São Paulo: Thomson, 2007
LEENDERS, M; MAUFFETTE-LEENDERS, L; ERSKINE, J. Writing Cases. Leenders and Associates Inc, 2010
ROESCH, S. Como Escrever Casos para o Ensino de Administração. Atlas, 2007
ASSIS, L; PAULA, A; BARRETO, R; VIEGAS, G. Estudos de caso no ensino da administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da pedagogia crítica. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2013, vol.14, n.5, pp.44-73. ISSN 1678-6971.
Obs: Outras leituras serão indicadas ao longo do semestre.