Redação de casos para ensino

 

DISCIPLINA:  Redação de casos para ensino

PROFESSOR: Fernando do A. Nogueira

SEMESTRE: 2º/2018

 

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA

O caso de ensino é tido como uma das principais técnicas de aprendizagem ativa no contexto de cursos de Administração e Administração Pública. Este curso se propõe a ensinar a escrever um caso de ensino, passando pela seleção de uma boa situação real, pesquisa da situação (personagens, situações, decisão a ser tomada), roteirização do caso, redação do caso e elaboração de uma nota de ensino. 

O curso se destina a todos aqueles que têm interesse em escrever um caso de ensino. Entende-se que isso se aplica tanto no ambiente acadêmico, para fins de publicação, como no ambiente empresarial, visto que casos são ótimas ferramentas para discussão de problemas organizacionais e capacitação de executivos e gestores sobre o processo de tomada de decisão.

 

CONTEÚDO

  • Caso: definições, tipos e usos em sala de aula
  • Técnicas de pesquisa para produção de casos
  • Os elementos centrais de um roteiro de caso
  • A importância das notas de ensino
  • A relação ética entre pesquisadores e organização pesquisada

 

METODOLOGIA

      Exposição dialogada; oficina; debates e discussões; palestras; trabalhos individuais e em grupo; apresentação pública.

 

COMPROMISSO ÉTICO – PROFESSOR/ALUNO

Compromissos mútuos:

  • Preparação prévia e engajamento em sala de aula
  • Disposição ao diferente e abertura para mudar de opinião
  • Postura ética e participativa

 

AULA A AULA

Aula

Data

Tema

Atividades

1

9/ago

Introdução: o que é um caso, visão geral sobre a redação de casos de ensino

Discussão de um caso

Exercício com filme

2

16/ago

Escrevendo um caso: passo a passo

Entrega: ler e comparar 2 casos

3

30/ago

O caso na prática: conversa com escritores

Oficina de dúvidas e dicas

Entrega: esqueleto do caso

4

06/set

Como escrever notas de ensino

Entrega: ler e comparar 2 notas de ensino

5

13/set

Apresentações e comentários

Apresentar caso e nota de ensino

 

a definir com prof

Entrega do caso (com rascunho de nota de ensino)

 

 

BIBLIOGRAFIA

ELLET, W. Manual de Estudos de caso. Porto Alegre: Bookman, 2008

FACHIN, Roberto Costa; TANURE, Betania; DUARTE, Roberto Gonzalez. Uso de casos no ensino de administração. São Paulo: Thomson, 2007

LEENDERS, M; MAUFFETTE-LEENDERS, L; ERSKINE, J. Writing Cases. Leenders and Associates Inc, 2010

ROESCH, S. Como Escrever Casos para o Ensino de Administração. Atlas, 2007

ASSIS, L; PAULA, A; BARRETO, R; VIEGAS, G. Estudos de caso no ensino da administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da pedagogia crítica. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2013, vol.14, n.5, pp.44-73. ISSN 1678-6971. 

 

Obs: Outras leituras serão indicadas ao longo do semestre.