Redação Científica - Como escrever artigos para publicações de alto impacto

 

DISCIPLINA: Redação científica: Como escrever artigos para publicações de alto impacto

PROFESSORA: Adriana Wilner

 

Descrição e Público-Alvo: 

Aprimorar a escrita científica é primordial para quem está desenvolvendo artigos para o exigente mercado de publicações de alto impacto. Neste curso, os alunos irão trabalhar no texto de forma a prepará-lo para publicação. O curso aborda desde a estrutura e organização do artigo até detalhes de estilo de escrita.

Recursos do curso

  1. Exposição de conceitos e ferramentas:  fornecer elementos que possibilitem a escrita de artigos com rigor científico, lógica e escrita fluida.
  2. Estudo de textos acadêmicos: reflexão sobre conceitos e ferramentas a partir de identificação do que fazem os bons clássicos textos científicos e, por outro lado, do que leva certos textos a ficarem incoerentes.
  3. Trabalho contínuo: oficina com base nos próprios textos e na edição de textos de terceiros.
  4. Trabalho de revisão: ao revisar trabalhos também de outros autores, os alunos poderão refletir e incorporar as técnicas de escrita científica.

 

O curso destina-se a alunos de Mestrado e Doutorado.

 

Objetivos de Aprendizagem: 

O curso objetiva facilitar o processo de escrita de artigos acadêmicos para publicação em periódicos de alto nível. Ao término do curso, os alunos deverão ser capazes de aplicar os exercícios para o desenvolvimento de outros textos acadêmicos.

 

Conhecimento Prévio: 

Os alunos deverão ter cursado disciplina introdutória de métodos de pesquisa ou disciplina de projeto de pesquisa.

Os alunos devem trazer um texto base para trabalhar ao longo do curso.

 

 

 Programa do Curso: 

 Aula 1 – Introdução

Como escrever a introdução

Elementos da introdução.

Estilos de introdução.

Exercícios de organização de parágrafos.

 

Aula 2 – Revisão de literatura

Como organizar a revisão da literatura.

Como escrever a revisão da literatura.

Como conversar com os autores.

Exercícios de estilo e texto.

 

Aula 3 – Metodologia

Elementos do capítulo de metodologia.

Como escrever a metodologia.

Exercícios de estilo e texto.

 

Aula 4 – Resultados, Discussão e Conclusão

Resultados: como apresentar os achados da pesquisa.

Discussão: Unindo os pontos.

Conclusão: O que deve constar e como escrever.

Resultados, discussão e conclusão: juntos ou separados?

Como escrever os capítulos resultados, discussão e conclusão.

Exercícios de estilo e texto.

Como limpar o texto.

 

Avaliação:

Entrega dos checklists de cada capítulo.

Entrega do artigo revisado.

 

Datas:

7/8, 21/8, 4/9, 18/9, das 14h às 18h.

 

Referências bibliográficas

Aquino, I.S. (2015) Como escrever artigos científicos. Editora Saraiva

Alley,M (1996)  The Craft of Scientific Writing, 3rd edition,Springer-Verlag.

Barley, S. (2006) “When I Write My Masterpiece: Thoughts on What Makes a Paper Interesting”,     Academy of Management Journal, 49(1): 16-20.

Becker, H. (2015)  Truques da Escrita Para Começar e Terminar Teses, Livros e Artigos, Editora Zahar

Bem, D.J. (2003) Writing the Empirical Journal Article. Cornell University

Bergh, D. Thinking Strategically About Contribution. Academy of Management Journal, v. 46, n. 2, p. 135-136, 2003.

Boice, R. (1990)  Professors as Writers: a Self-help Guide to Productive Writing. Stillwater, OK: New Forums Press.

Bureau, S. (2011). Petite Revue Sur la Revue de Litterature  à L'usage des Candides.  Le Libellio d'Aegis,  7 (4 - Hiver), 65-73

Bono, J. E. and McNamara, G. (2011). Publishing in AMJ—Part 2: Research design. Academy of Management Journal, 54(4), 657-660.

Clark, A.; J. Singleton-Jackson and R. Newsom (2000) Journal Editing: Managing the Peer Review Process for Timely Publication of Articles. Publishing Research Quarterly. Fall: 62-71.

Coffin et al.  (2003).  Teaching Academic Writing, Routledge,

Colquitt, J.A. and George, G. (2011). Publishing in AMJ—part 1: topic choice. Academy of Management Journal, 54(3), 432-435.

Daft, R.L. (1995) Why I Recommend That Your Manuscript Be Rejected and What You Can Do About It. In: Cummings, L.L. and P.J. Frost, 1995, Publishing in Organizational Sciences. London: Sage Publications, pp. 164-182 (ISBN: 0-8039-7144-3).

Day, Abby (1996). How To Write Publishable Papers. Literatti. Available at: https://www.hf.uio.no/for- ansatte/arbeidsstotte/forskning/publisering/internasjonal_publisering/howtowriteclean.pdf.

Dumez, H. (2011). Faire Une Revue De Litterature : Pourquoi et Comment? Le Libellio d'Aegis, 7 (2), 15-27

Edmondson, A. and McManus, S. (2007) “Methodological Fit in Management Field Research”, Academy of Management Review, 32(4): 1155-1179.

Elbow, P. (1988) Writing with Power. Oxford University Press

Falaster, E. et al (2016)  Motivos De Rejeição dos Artigos Nos Periódicos De Administraçào. Revista O&S, 23 (77), 285-306

Ferreira, M. P. (2015) Pesquisa em Administração e Ciências Sociais Aplicadas: Um guia para publicação de artigos científicos. Rio de Janeiro: LTC

Geletkanycz, M. and Tepper, B. J. (2012). Publishing in AMJ–part 6: Discussing the implications. Academy of Management Journal, 55(2), 256-260.

Glasman-Deal, H. (2009) Science Research Writing for Non-Native Speakers of English, Imperial College Press.

Grant, A. M. and Pollock, T. G. (2011). Publishing in AMJ—Part 3: Setting the hook. Academy of Management Journal, 54(5), 873-879.

Grey C. & Sinclair A. (2006). Writing Differently. Organization, 13(3), 443–453.

Hart, C. (1998)  Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. (SAGE)

Hartley, J. (2008)  Academic Writing and Publishing: A Practical Handbook, Routledge.

Jesson, J.; Matheson, L; and Lacey, F.M. (2011). Doing your Literature Review: Traditional and Systematic Techniques (SAGE)

Johanson, Linda M. (2007). Sitting In Your Reader`s Chair: Attending To Your Academic Sensemakers. Journal of Management Inquiry, 16 (3): 290-294.

Langley, A. (1999) “Strategies for Theorizing from Process Data,” The Academy of Management Review, (24:4), pp. 691-711.

Lindsay, D. (2011) Scientific Writing =Thinking in Words. Collingwood, CSIRO.

Löfgren, O. (2014) Routinising research: academic skills in analogue and digital worlds. International Journal of Social Research Methodology, Academy of Management Journal, Vol. 52, No. 5, 856–862.

Pollock, T. and Bon, J. (2013) Being Scheherazade: The Importance Of Storytelling In Academic Writing Academy of Management Journal, 56 (3), 629–634.

 Pratt, M. (2009). For The Lack Of A Boilerplate: Tips on Writing Up (And Reviewing) Qualitative Research, Academy of Management Journal, Vol. 52, No. 5, 856–862.

 Ragins, B. R. (2012). Reflections On The Craft Of Clear Writing. Academy of Management Review, 37 (4), 493-501.

Robson, K.; Pitt, Leyland; Douglas, W. (2015) Navigating the Peer-Review Process: Reviewers' Suggestions for a Manuscript, Journal of Advertising Research, Vol. 55 Issue 1, p9-17. 9p.

Rynes, S. (From the Editors). (2002) Some Reflections On Contribution. Academy of Management Journal, v. 45, n. 2, p. 311313.

Sand-Jensen, K. (2007) How to Write  Consistently Boring Scientific. Oikos 116, p. 723-727.Sparrowe, R.T. and Mayer, K. J. (2011). Publishing in AMJ—Part 4: Grounding Hypotheses. Academy of Management Journal, 54(6), 1098-1102.

Sword, H (2012), Stylish Academic Writing, Harvard, MA: Harvard University Press

Turabian, K.L. (Author), Wayne C. Booth (Editor), Gregory G. Colomb (Editor), Joseph M. Williams (Editor), University of Chicago Press Staff (Editor)  (2013) A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, Eighth Edition: Chicago Style for Students and Researchers (Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing) University of Chicago Press, 8thedition.

Volpato, Gilson Luiz. (2010) Dicas Para Redação Científica. 3. ed. ampl. rev. São Paulo, Cultura Acadêmica,  152 p.

Volpato, Gilson Luiz. (2015) O Método Lógico Para Redação Científica.. RECIIS, jan-mar; 9(1): 1-14

Webster, J. and Watson, R.T. “Analyzing The Past to Prepare for the Future: Writing a Literature     Review,” MIS Quarterly, (26:2), 2002, R13-23.

 Whetten, D.A. (1989) What Constitutes a Theoretical Contribution? Academy of Management        Review, vol. 14, no. 4, 490-495

Zhang, Y. A. and Shaw, J. D. (2012). Publishing in AMJ—Part 5: Crafting the Methods and Results. Academy of Management Journal, 55(1), 8-12