Mediação, moderação e processos condicionais

DISCIPLINA: Mediação, moderação e processos condicionais

PROFESSOR: Mateus Ponchio

Descrição e Público-Alvo:

Este é um curso para quem deseja aprender conceitos e interpretar modelos que contenham efeito de moderação, mediação e processos condicionais. Embora não seja um curso com ênfase computacional, serão mostrados exemplos de como fazer modelos no software R.

Objetivos de Aprendizagem:

Ao final deste curso espera-se que o aluno seja capaz de:

1. Especificar modelo conceitual e estatístico entre variáveis do estudo que incluam efeito de moderação e mediação;

2. Testar efeitos de moderação e mediação utilizando ANOVA e Regressão;

3. Especificar modelo conceitual com processos condicionais

4. Interpretar resultados de um modelo de processos condicionais.

5. Conhecer principais modelos estatísticos utilizados para testar moderação e mediação

6. Escolher modelo estatístico com base no modelo proposto.

Conhecimento Prévio:

Recomenda-se que o aluno seja capaz, antes de começar este curso, a:

1. Especificar um modelo de regressão múltipla: variáveis dependentes, independentes e suposições do modelo.

2. Ter noção básica de testes de hipóteses e intervalos de confiança em modelos de ANOVA e regressão múltipla.

Para verificar seus conhecimentos ou se preparar melhor para o curso, acesse o site a seguir:

Site statmeup.com.br - regressão múltipla.  Assista ao vídeo e faça os exercícios.

Descrição do Curso:

Dia 1: Conceitos E Modelagem de moderação e Mediação

Dia 2: Testando Efeitos de Moderação e Mediação

Dia 3: Modelos de processos condicionais

Dia 4: Escolha de um modelo estatístico para análise

Referências Bibliográficas:

Hayes, A. F. Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis. New York: The Guilford Press,2013.

Links:

https://www.youtube.com/watch?v=47xKcx6FbCo  -vídeo sobre mediação e moderação no R

https://r-courseware.wistia.com/projects/kdldkiyyph  -R-based gui App for mediation and moderation

Aproveitamento de estudos para alunos da FGV:

O aluno deve cursar pelo menos dois créditos, acumulados em disciplinas da Escola de Métodos Quantitativos, para poder solicitar aproveitamento de estudos. Pede-se ao aluno para consultar coordenação do seu curso para verificar regras de aproveitamento.

Informações adicionais:

Vagas: 30 vagas

Processo seletivo: vagas serão concedidas por ordem de inscrição.

Carga horária: 15h

Local: Os cursos da Escola de Métodos Quantitativos serão realizados nas dependências da FGV-EAESP situada a Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista - SP e Rua Itapeva, 474 - SP.