Estudo de Caso

PROFESSOR: ELY LAUREANO PAIVA

SEMESTRE:   2º/2018

OBJETIVO

O estudo de caso é um método muito utilizado em pesquisa na área de Administração. Entretanto, o método muitas vezes tem sido criticado pela falta de rigor. A fragilidade de muitos estudos baseados em estudo de caso frequentemente é devida a falhas técnicas e metodológicas. Ao final do curso busca-se que os alunos desenvolvam habilidades na aplicação dos procedimentos chaves relacionados ao método de estudo de caso. Deste modo, os alunos deverão ser capazes de planejar e conduzir as diversas etapas  de uma pesquisa  baseada no método do estudo de caso atendendo a critérios de validade e confiabilidade.

CONTEÚDO:

1. Introdução ao Tema

Visão Epistemológica

Críticas usuais ao estudo de caso

2. Tipos de Estudo de Caso

A abordagem de Yin e de Eisenhardt

Estudo de caso único e casos múltiplos

Estudos de Caso Indutivos e Dedutivos

3. Planejamento do Estudo de Caso

Revisão da literatura

Protocolo de Pesquisa

Escolha dos Casos

Coleta dos Dados

Análise dos Dados

4. Estruturação de Trabalho baseado em Estudo de Caso

Seções Iniciais

Análise de Validade e Confiabilidade

Apresentação dos resultados: análise caso a caso (within cases) e análise entre casos  (cross cases)

5. Elaboração de um Trabalho Baseado em Estudos de Caso

BIBLIOGRAFIA

Eisenhardt, K.M. (1989), “Building theories from case-study research”, Academy of Management Review, Review, Vol. 14 No. 4, pp. 532-550.

Eisenhardt, K.M. (1991), “Better stories and better constructs: the case for rigor and comparative logic”, The Academy of Management Review, Vol. 16 No. 3, pp. 620-627.

Ketokivi, M., & Choi, T. (2014). Renaissance of case research as a scientific method. Journal of Operations Management, 32(5), 232–240.

Stuart, I., Mccutcheon, D., Handfield, R., Mclachlin, R. and Samson, D. (2002), “Effective case research in operations management: a process perspective”, Journal of Operations Management, Vol. 20 No. 5, pp. 419-433.

Yin, R.K. (2014), Case Study Research: Design and Methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.