Atlas TI 2

 

DISCIPLINA: Desenvolvendo Pesquisa Qualitativa com Apoio de Software (Atlas/TI - Avançado)

PROFESSOR: Rodrigo Bandeira-de-Mello

CRÉDITOS: 2 

DATA E HORA :  23-27 de Julho (9-12h, 14h-17h)

 

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Objetivo Geral:

Utilizar as ferramentas do Atlas.ti nas etapas da pesquisa qualitativa, da coleta de dados a redação do relatório final, visando a maximização da qualidade e do rigor científico.

 

Objetivos Específicos:

Identificar os diferentes critérios de qualidade e rigor para avaliação da pesquisa qualitativa

Decidir sobre o uso das ferramentas do Atlas-ti na coleta, análise, construção de teoria e redação do relatório final.

Utilizar o Atlas-ti no contexto de um grupo de pesquisa para aprimoramento do desenvolvimento de teoria.

 

EMENTA

Coleta de dados: entrevistas, observação, imagens e vídeos. Organizando o corpus empírico. Análise de dados: citações, códigos, temas, categorias e grupos. Representando o processo analítico: networks. Desenvolvendo teoria: memos (de campo, análise, auditoria, comparações). Escrevendo o relatório final: recuperando memos, construindo gráficos, e auditoria.

 

METODOLOGIA

Diferentemente da disciplina Análise Qualitativa com Apoio de Software (Atlas/ti - Básico), na qual o foco é a operacionalização das ferramentas básicas, os participantes deste curso avançado deverão utilizar as ferramentas básicas e avançadas do Atlas.ti no contexto das principais decisões de uma pesquisa qualitativa. O foco da disciplina será nas decisões que um pesquisador enfrenta para maximizar a qualidade e o rigor da sua pesquisa. Essas decisões vão desde questões operacionais (como coletar os dados? Como integrar as diferentes mídias no processo de análise? Qual tamanho ideal de uma citação? Como criar e organizar códigos? Quais códigos são categorias e temas?) até questões mais abstratas (Como construir o modelo teórico a partir dos dados? Como representar meus resultados? Como permitir uma auditoria?). Os participantes devem ter cursado metodologia de pesquisa, e de preferência, metodologias de pesquisa qualitativa. Os participantes que estiverem desenvolvendo as análises de suas teses ou dissertações poderão usar o material como exercício da disciplina. Espera-se que os objetivos deste workshop sejam alcançados por meio da resolução de exercícios no software, da exposição dialogada, e da análise dos projetos desenvolvidos.

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Avaliação I (Trabalho em Grupo)...50%

Avaliação II (Avaliação Final).......50%

 

As avaliações serão discutidos no primeiro dia de aula. A avaliação final ocorrerá no último dia de aula. O trabalho em grupo será desenvolvido ao longo do curso.

 

 BIBLIOGRAFIA

 

Material didático:

 

Artigos para leitura e discussão em sala. Os slides serão disponibilizados. A versão Demo do ATLAS/ti deve estar instalada no laboratório ou no seu notebook. Ela pode ser acessada neste site: www.atlasti.com

 

 

Artigo para leitura e discussão em sala:

 

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Softwares em pesquisa qualitativa. In: GODOI, C; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Grounded Theory. In: GODOI, C; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

Sinkovics, R.;  Alfoldi, E. Progressive Focusing and Trustworthiness in Qualitative Research: The Enabling Role of Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS). Manag Int Rev. 52:817–845, 2012.

GILBERT, L. Going the distance: ‘closeness’ in qualitative data analysis software.  Int. J. Social Research Methodology, v.5, n.3, p.215-228, 2003.

 

Sugestão:

 

Bringer, J.; Johnston, L.; Brackenridge, C. Maximizing transparency in a doctoral thesis:  the complexities of writing about the use of QSR*NVIVO within a grounded theory study. Qualitative Research. vol. 4(2): 247-265.

McKenny, A.; Short, J.; Payne, T. Using Computer-Aided Text Analysis to Elevate Constructs: An

Illustration Using Psychological Capital. Organizational Research Methods.16:152, 2013.

 

 

Alguns Clássicos

 

RICHARDS, L. Qualitative computing—a methods revolution? Int. J. Social Research Methodology, v. 5, n. 3, p. 263 – 276, 2002.

LEE, R.; FIELDING, N. Computing for qualitative research: options, problems and potential. In: FIELDING, N.; LEE, R. (eds.) Using computers in qualitative research. London: Sage, 1991.

WEITZMAN, E. Software and qualitative research. In: DENZIN, N; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000.

WEITZMAN, E.; MILES, M. Computer programs for qualitative data analysis: a software sourcebook. Thousands Oaks: Sage, 1995.

WOLFE, R.; GEPHART, R.; JOHNSON, T. Computer-facilitaded qualitative data analysis: potential contributions to management research. Journal of Management. v. 19, n. 3, p. 637-660, 1993.